23
abr, 2021

PEIEX e Facape encerram ciclo com mais de 200 empresas qualificadas para exportação

 

Em abril, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Petrolina encerra um ciclo de quatro anos de parceria bem sucedida entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Faculdade de Petrolina (FACAPE). A parceria rendeu bons frutos. Ao todo, 225 empresas da região foram preparadas para a atuação no comércio exterior. O evento online de encerramento das atividades aconteceu nesta quinta-feira(22), e fez um balanço das atividades exercidas pelo programa.
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

O sucesso do PEIEX na região levou, em março, o vereador Diogo Hoffmann a requerer uma moção de aplausos à FACAPE, aceita por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Petrolina. Este reconhecimento é justificado não apenas pelas 101 empresas atendidas pelo PEIEX, sendo 58 delas de micro e pequeno porte, mas também pelo fato de uma em cada seis empresas ter iniciado suas exportações ou aumentado o valor exportado em menos de um ano após a preparação pelo PEIEX.
Composto por uma equipe de especialistas em negócios internacionais, o PEIEX Petrolina investiu seu conhecimento e experiência no piloto do PEIEX AGRO, novo serviço da Apex-Brasil que estende a empresários do agronegócio as duas décadas de experiência da Agência na qualificação para exportação. Em Petrolina, o setor de fruticultura foi priorizado, frente à competitividade regional nesta indústria.
Todo o trabalho realizado foi acompanhado pelo Escritório da Apex-Brasil no Nordeste, instalado em Recife, e por instituições de apoio local que integraram o Comitê Consultivo do PEIEX: ABRAFRUTAS, AD DIPER, DINC – Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, FACAPE, FIEPE, SEBRAE, SENAI e Valexport.
Além disto, a crescente demanda por frutas nos mercados internacionais, associada à capacitação especializada do PEIEX AGRO, estimulam o interesse da Apex-Brasil em retornar com o PEIEX em Petrolina: em breve será lançado edital para selecionar entidade parceira para continuar a qualificação de empresas na região.
O evento online de encerramento, contou com a presença do coordenador do projeto em Petrolina, Alessandro Brito; o monitor do programa, Raimundo Lima; o presidente da Facape, Antônio Habib, além de técnicos e demais especialistas envolvidos no programa.
Para o presidente da Autarquia Municipal, Prof. Antônio Habib, o PEIEX no Vale do São Francisco tem aplicado sua metodologia de forma exitosa e promovido impactos relevantes nos índices de exportação, inclusive com empresas realizando sua primeira exportação direta. “Para nós da FACAPE, os dois convênios celebrados até o momento consolidam essa parceria com a Apex-Brasil, nos motivando a manter a exclusividade do ensino de Comércio Exterior nessa região”, reforça Habib.
O coordenador do projeto, Alessandro Brito, agradeceu a todos pela presença e pelo empenho no trabalho a frente a Peiex, realizando um trabalho exitoso e competente, “Agora, o que todos nós esperamos, é voltar em breve com mais uma edição e mais uma etapa desse programa, em parceria com a Facape”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação da Facape