10
set, 2021

Facape recebe presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Nesta quinta-feira(10), a diretoria da Faculdade de Petrolina recebeu a visita do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), José Fernando Thomé Jucá e de membros da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).  A reunião, em parceria com a Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, contou com a presença do diretor da UPE, Tarcísio Fugêncio Alves da Silva. Foi discutido o edital da Facepe, em que  a Facape teve três projetos selecionados para o Programa de Extensão Tecnológica (PET) . 

“A Facape tem três projetos selecionados pela Facepe e esse momento é importante para que a instituição conheça os detalhes do edital, como aconteceram os processos de execução e é também uma oportunidade de ver o Campus da faculdade, dialogar com a diretoria e professores e saber como a produção científica da instituição está chegando à população de Petrolina,” ressaltou José Fernando Thomé Jucá.

“Para a Facape a primeira conquista é a aprovação dos projetos neste edital, porque nós vamos poder levar aos nossos alunos mais conhecimento com esses projetos, ofertando bolsas para os selecionados e interagindo com a população em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o que para a faculdade é importante enquanto instituição de ensino que investe em extensão tecnológica,” destacou o Presidente da Facape, Antonio Habib.

Projeto da Facape

Os projetos de extensão da Facape selecionados foram: “Desenvolvedor de loja virtual: uso de tecnologias abertas”, do Professor de Ciência da Computação, Ricardo José Rocha Amorim; “Cloud Computing aplicado à área da saúde: Soluções para os hospitais do consórcio de inovação em saúde de Petrolina” da Professora de Ciência da Computação, Cynara Lira de Carvalho Souza; e “Analíticas inteligente de negócio de loja virtual: Uso das tecnologias e aplicações práticas” da Professora de Ciência da Computação, Dinani Gomes Amorim.

O projeto “Cloud Computing aplicado à área da saúde: Soluções para os hospitais do consórcio de inovação em saúde de Petrolina” coordenado pela Professora da Facape, Cynara Lira de Carvalho Souza. Esse projeto, que é voltado para a área de Inovação e saúde, irá beneficiar, na área de computação em nuvem, e será utilizado nos hospitais Dom Thomaz e Dom Malan, além do Instituto de Olhos, todos em Petrolina.

Outro projeto, é o  “Desenvolvedor de loja virtual: uso de tecnologias abertas”, do Professor de Ciência da Computação, Ricardo José Rocha Amorim será apresentado para o comércio de Petrolina para conscientização dos empresários da necessidade de investimento em tecnologia para os negócios. 

A FACEPE investirá um total de R$ 214 mil em nove projetos de extensão tecnológica qualificados no Edital nº 12/2021 por profissionais das autarquias educacionais de Pernambuco, entre elas a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF, composta pela FACAPE.

Assessoria de Comunicação da Facape