21 out 2019

19ª edição do Encontro Acadêmico de Informática encerra suas atividades na Facape trazendo capacitação sobre o mundo da tecnologia

 

O Encontro Acadêmico de Informática – E-info, realizado pelo colegiado do curso de Ciência da Computação da Facape, visa promover a integração entre professores, estudantes e profissionais da área. Em sua 19ª edição, o encontro trouxe novidade e muita capacitação através de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, com o tema voltado para os desafios e tendências da computação na sociedade 4.0, fomentando o empreendedorismo e movimentando a comunidade do Vale do São Francisco.

Realizado entre os dias 04 e 07 de outubro, o evento trouxe convidados importantes para a contribuição da diversidade de oportunidade entre o público no cenário da computação, promovendo a capacitação técnica através das mais novas tecnologias do mercado.

Em seu último dia de atividades, o evento se intensificou realizando diversas palestras e minicursos, que abordaram temas como: Engenharia de Software, Iniciação ao Wireshark, Análise de dados, Inteligência Artificial na Medicina, O emprego do futuro com tecnologias livres e abertas e prova de certificação Linux.

Também durante a programação, uma exposição de projetos produzidos na área de tecnologia ficou disponível para o público. No seu encerramento, o evento contou com premiações,  maratona de programação e a participação da aluna Bianca, do curso de ciência da computação, que se apresentou cantando para dar início a cerimônia de encerramento.

Em uma das palestras realizadas no evento sobre o emprego do futuro com tecnologias livre e abertas ministrada por pelo professor Cesar Brod, ele afirma que todo emprego do futuro vai precisar das tecnologias livres e abertas. Por meio de cenas do filme “Star Trek”, o professor apontou que inúmeros serviços e pesquisas hoje são desenvolvidas com softwares livres. Portanto, prega que é fundamental estimular uma cultura de cooperativismo, solidariedade e construção de comunidades de conhecimento. “Hoje o empregador vai analisar além do linkedin, os projetos do gitlab github que o estudante cooperou”.

Brod falou também sobre a interdisciplinaridade ser fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria 4.0 sendo, então, uma habilidade que destaca a integração com as humanidades, biológicas e artes. “Quanto maior o repertório dos estudantes maior é a possibilidade de criar coisas novas, destaca o palestrante”.

Para o egresso da Facape, Rafael Gonçalves, a participação em um evento como o E-info, traz  oportunidades para quem deseja se capacitar e se atualizar. Rafael, é graduando em Ciência da Computação e atualmente trabalha na Sysvale Softgroup Tecnologia, como desenvolvedor. “O evento serve para os alunos se engajarem das oportunidades, principalmente nos minicursos onde  a gente tem a participação das empresas. Os alunos podem participar, aprender a tecnologia nova, utilizada pelas empresas, fazer contatos com os profissionais e isso facilita depois para uma oportunidade de trabalho”.

O E-info ainda contou com a premiação dos campeões da Maratona de Programação. A atividade esteve presente em todas as edições do evento e engaja a participação de estudantes do curso de Ciência da Computação. Lucas Ferraz é um dos integrantes do grupo vencedor da maratona, pela segunda vez consecutiva, e destaca a importância de participar e produzir projetos nessa área, que lhe façam realmente pensar em cada detalhe de produção e raciocínio, “A maratona lhe instiga a ter um raciocínio lógico e, ao mesmo tempo, ser paciente, a competição não permite falhas”, avalia o aluno.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação, Cynara de Carvalho, agradeceu a participação e o engajamento dos alunos da Facape e de outras Instituições, além das empresas da região que também apoiaram o E-info e contribuíram para valorizar o evento. “Agente sempre fica ansioso pela próxima edição, para tentar trabalhar cada vez melhor e tentar agregar cada vez mais pessoas em nosso evento. A 19ª edição foi maravilhosa e o trabalho foi muito gratificante”, finaliza.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.